Como baixar vídeos do Youtube para assistir no celular sem instalar nada

No fim de setembro, o Youtube anunciou o Youtube Go, um aplicativo que permitirá que usuários baixem vídeos do site para assistir offline. O aplicativo, no entanto, será lançado primeiramente na índia, e só deve começar a chegar ao resto do mundo em 2017.
Caso você não esteja a fim de esperar a chegada do aplicativo por aqui, no entanto, saiba que já é possível baixar vídeos do Youtube para assistir offline no seu celular. O melhor é que isso pode ser feito sem a necessidade de se instalar outro aplicativo. Basta estar conectado a uma rede Wi-Fi decente e ter um navegador instalado em seu dispositivo.
Fazer isso traz diversas vantagens. A principal delas é que você poderá assistir ao vídeo quando quiser, sem medo de gastar sua franquia de rede móvel. Ainda que sua franquia seja bem generosa, você não ficará dependente do sinal da sua operadora. E, além disso, você poderá assistir na melhor qualidade possível, independente do sinal.
Infelizmente, porém, esse recurso só funciona em Android. Isso porque a Apple impede que os usuários de iPhone façam downloads e acessem arquivos dessa maneira. Ainda assim, qualquer dispositivo Android, por mais antigo que seja, consegue fazer isso. Veja abaixo como baixar vídeos do Youtube para assitir offline no celular:

1) Encontre o link do vídeo que você quer baixar                                                                                 
                                                                                                                                                                                                     Você pode fazer isso no navegador, navegando pelo site do Youtube, ou pelo próprio aplicativo do Youtube. Nesse caso, é necessário acessar o vídeo, ir no botão "comaprtilhar" (uma setinha apontando para a direita) e clicar em "Copiar link".


2) Acesse o clipconverter.cc e cole o link do vídeo.                                                                                                                                                                                                                                                       
                                                                                                                                                                                                                  Esse site permite que você baixe videos do Youtube diretamente para o seu celular a partir do link. Nele, cole o link do seu vídeo e clique em "continuar" logo abaixo. Fique esperto: na hora que você fizer isso, provavelmente vai aparecer alguma propaganda; ignore-a e siga adiante.


3) Selecione a qualidade do vídeo                                                                                                                                                                                                                                                                               
                                                                                                                                                                                                              Uma vez que o Clip converter detectar o seu vídeo, ele lhe oferecerá diversas opções de qualidade para baixar. Nesse ponto, vale a pena saber a resolução da tela do seu smartphone: não adianta baixar o vídeo em Full HD se o seu celular só consegue mostrar imagens em HD. Vale lembrar também que quanto maior a qualidade, mais memória o vídeo ocupará.

Após escolher a qualidade desejada, NÃO CLIQUE EM DOWNLOAD. Desça um pouco a tela e clique em "iniciar" mais para baixo. Você será levado a uma nova tela.

4) Confirme o download                                                                                                                                                                                                                                                                                                
                                                                                                                                                                                                                Será preciso esperar um pouquinho para poder começar a baixar o vídeo. Após alguns segundos, as três barrinhas que aparecem na tela devem se encher e o botão de download deve aparecer. Agora sim, clique nele.


5) Espere seu vídeo terminar de baixar e abra-o com um visualizador
Quando o download terminar, você poderá encontrar o vídeo baixado indo na gaveta de aplicativos do smartphone e selecionando "Downloads". Ainda dá pra encontrar o vídeo por meio da página de downloads do seu navegador. Será necessário, no entanto, que você tenha um visualizador de vídeos (como o VLC) para assistir a ele. 

5 dicas para liberar espaço na memória do seu smartphone

Ter um monte de aplicativos, fotos e vídeos no smartphone é uma baita diversão, mas também pode virar dor de cabeça quando a memória do seu smartphone fica cheia. Em alguns casos é possível usar cartões SD para expandir o espaço, mas às vezes é necessário fazer uma limpa para ter mais capacidade de armazenamento. Separamos 5 dicas para te ajudar nesse processo:                                                                                                                                              
                                                                                                                                                                                                                                                     Desinstale ou desative apps que não usa
É legal ter opções, mas se você precisa de espaço não faz sentido manter muitos aplicativos com a mesma finalidade como, por exemplo, um para fotografar, outro para editar a foto, e um terceiro para publicar, etc. Vá até as Configurações do seu telefone e procure pela opção Aplicativos. Percorra a lista um a um e, sempre que encontrar algo que não usa, desinstale o app. Quando não for possível desinstalá-lo, deixe-o desativado e de volta às configurações de fábrica, pois fazendo isso você estará eliminando o espaço ocupado por atualizações e, consequentemente, obtendo mais espaço livre.
Limpe sua galeria de fotos e vídeosÉ comum que as pessoas tirem mais de uma foto até acharem “aquela” que fica boa. Para que guardar todas as outras? Dê uma geral e delete fotos e vídeos repetidos e desnecessários, como aqueles que te mandaram por Whatsapp e você já viu. Criar o hábito de transferir os arquivos que você realmente deseja guardar para o computador pode ajudar a liberar ainda mais espaço! J
Limpe o cache ou os dados de aplicativosAplicativos como Facebook, Instagram e alguns do Google armazenam informações sobre você para facilitar buscas futuras e encontrar o que você procura mais rápido. É um atributo legal, mas come muita memória. Vá novamente até os apps (Configurações > Aplicativos) e, dessa vez, observe quantos dados cada um dos aplicativos que você não deletou armazena. Você pode limpar os dados por completo ou limpar o cache, que elimina apenas arquivos temporários.
Descubra quais são os arquivos mais pesadosExistem algumas pastas grandes no seu celular que não são nem aplicativos nem vídeos – uma atualização de sistema operacional, por exemplo. Aplicativos como o ES File Explorer (para Android) e o File Manager (para iPhone) permitem que você organize os arquivos do seu aparelho por tamanho e descubra quais são os que mais ocupam espaço. Se for algo inútil, jogue fora. Mas, se você precisar daquilo fora do celular, opte por transferir para o computador.
Use apps de limpezaJá seguiu todas as dicas e ainda precisa de mais espaço? É hora de usar os apps dedicados a fazer uma limpeza geral em smartphones para ver se há algo mais que possa ser deletado (antes, talvez você nem tivesse espaço para instalá-los). CCleaner e Clean Master são boas opções gratuitas para Android, e usuários da Apple podem usar o app PhoneClean.